04/04/2014

Dilema...

... não sei o que vamos fazer, o que será mais certo, o que será melhor...
Temos mais ou menos decidido que, no próximo ano letivo, vamos mudar os piratas de escolinha: como ambos já têm mais de 3 anos, em princípio, deverão ter lugar num jardim de infância público e, assim, reduzíamos os nossos encargos mensais... MUITO, reduzíamos MUITO.
Atualmente estamos a pagar cerca de 600,00€ por mês para os ter na EdPequeninos.
A escola é fantástica, vale esse dinheiro e muito mais, nós é que temos muita dificuldade em pagar esse valor e, desde que o Rúben entrou, só o conseguimos fazer porque os avós Bela e Luís dão uma ajuda financeira todos os meses...
Como os nossos rendimentos têm vindo a baixar todos os anos (eu perdi cerca de 22% do meu rendimento entre 2009 e 2012!), tem sido cada vez mais difícil manter esta despesa (para além de todas as outras)... e por tudo isto, pensamos em mudá-los para um jardim de infância público.
Esta mudança está a preocupar-me, principalmente por causa do Rafael... tenho algum receio que ele não se adapte aos novos coleguinhas, à nova escola... Mas por outro lado, pode ser que a mudança lhe faça bem, o torne mais rijo e mais sociável.
Para além disso, acho que só vale a pena mudá-lo se for para um jardim de infância que, no mesmo espaço, tenha 1º ciclo; caso contrário, no próximo ano (2015/2016) teremos que mudá-lo novamente e, isso, já me parece mudanças a mais num intervalo de tempo tão curto. :|
Outro aspeto que vou ter de analisar bem são os horários das escolas públicas... atualmente posso deixá-los a partir das 07:30 e ir buscá-los até às 19:30, o que dá bastante jeito (entro em Tavira às 08:30 e saio às 17:30, mas levo cerca de 45 minutos a fazer o percurso trabalho-casa... Ai, ai!... suspiro)... de qualquer forma, mais ano menos ano, não escapo: ou mudo(amos) de trabalho (pouco provável!) ou recorremos à avó Graça para os ir buscar ou tenho que arranjar um ATL...
Tudo isto, sempre com o coração cheio de dúvidas... o que vamos fazer? o que será mais certo? o que será melhor?...
Vou ter de tirar um dia de férias para visitar algumas escolas e para pensar bem sobre o assunto... é muito, muito importante!

2 comentários:

CB disse...

Sendo o mais honesta possível, eu acredito muito na escola publica, e sou totalmente pro escola publica, acho que fazes muito bem em visitar algumas, mas acredito que o Rafael se adaptar perfeitamente e nada com uma boa mistura de gente para percebermos o que está certo e o que está errado :) Não te esqueças que os valores são transmitidos em casa e aí tu não falhas por isso podes ficar descansada. Quanto aos horários, aí é que já é mais complicado, realmente a escola publica deveria acompanhar os horários do resto do país... mas não vejo melhorias nesse aspecto nos próximos tempos, por isso é quem tem uma avÓ tem tudo :)

FFreitas disse...

Gostava de poder ajudar mas além de não ser a pessoa ideal, por completa falta de experiência, como estou longe não sei a oferta existente.
Acho, contudo, que o Rafael se adaptará a qualquer sítio, com mais ou menos facilidade. As crianças têm em geral essa capacidade! :)

Estou certa que tomarás a decisão acertada! :)**