20/01/2016

Música...

... quando andava na primeira classe os meus pais inscreveram-nos em aulas de música no Professor Renato Costa, em Vizela... e tivemos lá aulas até à nossa adolescência...
Tive sempre uma relação de amor / ódio com essas aulas, até porque o professor Renato era bastante exigente e (do meu ponto de vista) nem sempre era muito justo... Todos os anos havia um Sarau onde demonstravamos o que haviamos aprendido durante o ano (mais coisa, menos coisa)... e acho que era essa a altura que eu mais gostava das aulas, não por ter de tocar em público (essa parte eu dispensava... lol) , mas pelo convívio que havia cá fora durante o ensaio geral e o espetáculo...

Ainda assim considero muito, mesmo muito positivo o facto de ter aprendido música e de, ainda hoje, conseguir ler (com alguma dificuldade) uma pauta (desde que não seja muito complicada, essas nunca consegui...), e gostava muito de poder proporcionar aos Piratas a mesma oportunidade que eu tive.
A ver vamos o que se consegue fazer...

"A música tem valor próprio e há muitas razões que justificam sua inserção na escola. Em primeiro lugar, a música constitui uma importante forma de comunicação e expressão humana e praticamente todos os povos do mundo possuem algum tipo de música. Em segundo lugar, a música carrega traços de história, cultura, e identidade social, que são transmitidos e desenvolvidos através da educação musical. Em terceiro lugar, o fazer musical da aula de música envolve diversas formas de aprendizagem contidas em atividades como audição, canto, representação, reprodução, criação, composição, improvisação, movimento, dança e execução instrumental entre outras. Todas estas atividades auxiliam no desenvolvimento da inteligência musical. Além disso, no exercício dessas formas de aprendizagem os alunos podem ter uma sensação de realização pessoal, de bem estar e de prazer"
Fonte: https://psicologado.com/abordagens/psicologia-cognitiva/musica-e-o-desenvolvimento-infantil © Psicologado.com

3 comentários:

FFreitas disse...

Mas nada de violino, ok? :D

CB disse...

Em Loulé há uma coisa que se chama ensino articulado e os miúdos do 1º ciclo ou do 2º já não sei bem tem musica integrada no horário escolar e depois podem fazer o exame do conservatório e receber esse reconhecimento acho muito interessante e também quero que os meus tenham acesso ao ensino da musica. Eu estudei órgão e piano 10 anos so.... Vê se para os teus lados não há também.

CB disse...

http://mag.sapo.pt/musica/artigos/novo-conservatorio-de-musica-de-loule-abriu-este-ano-com-200-alunos?artigo-completo=sim

http://esbom-m.ccems.pt/file.php/1/diversos/articulado/ensino_articulado.pdf

É isto e eu quero ;)