12/03/2014

De gancho...

... ontem não houve novidades quando fui buscar os piratitas à escolinha, ou seja, mais do mesmo: "O Rúben bateu nos amiguinhos", "Esteve mais calmo do que ontem, mas continua a não ouvir e a não fazer o que lhe dizem", "Ainda há pouco esteve uns minutos com o Rui (na "portaria") a pensar no que fez..."
Engraçado (sem ter piada nenhuma) é que ele sabe que se devia ter portado bem e a primeira coisa que me diz é sempre: "Eu portei bem!", ao que eu respondo sempre "Sim?! A mãe vai perguntar à Joana, está bem?"
Com calma, disse-lhe que, como se tinha portado mal, não havia música, nem bonecos, nem brinquedos e que ia para a cozinha comigo... novamente. Fez beicinho mas não chorou.
Quando chegou a casa, tirou o casaco e, sem eu lhe dizer nada, foi directo para a cozinha e sentou-se à mesa... como se aquele castigo, para ele, já não fosse nada! É de gancho! :|
Passado uns minutos, chegou o pai e perguntou-lhe:
- Portaste mal outra vez, Rúben?
- Xim...
- O que é que o pai te disse ontem que iria acontecer se não te portasses bem hoje? O pai disse que se te portasses mal não havia pupa-falda... por isso, hoje não há pupa-falda.
- Não!!! (já a chorar) :(
- Sim, Rúben. Se queres a pupa-falda, os bonecos, a música... aquilo de que gostas, tens que te portar bem! Enquanto te portares mal, não tens essas coisas que gostas..."
- Não!!!
E começou aí o calvário da noite anterior, com choro, "Eu porto bem!", "Não quero portar mal!".... de partir o coração.
Depois de a comida ficar pronta, fomos dar-lhes banho, jantamos, o Rafael lavou a loiça :) e, passados uns minutos, seguiram para a caminha...
Pediu a chupeta e a fralda. Dissemos que não, explicamos novamente porquê e o que é que ele tem que fazer para as reaver. Choramingou, mas não insistiu e adormeceu rápido...
Estamos tramados... :|
Estou "satisfeita" connosco porque temos persistido e mantido a calma... mas ao mesmo tempo não tenho a certeza se este é o caminho a seguir... mas agora já estamos nele.
Acho que vai ser uma luta longa... o rapaz é de gancho, mesmo!!!

1 comentário:

CB disse...

A sério tenho pânico de ter de passar por isso, o Gabriel também tem um feitio tão complicado, a sério... Coragem e muita calma Raquel, eu acredito em vocês :)Sabes que sempre vos tive como exemplo.