26/03/2014

A história é mesmo cíclica...

Intérprete: Adriano Correia de Oliveira
Letra - Música: Manuel Alegre - António Portugal

... a letra desta música, embora por outras razões, continua (voltou) a ficar muito atual... Tenho esperança que haja cada vez mais "alguém que resiste (...), alguém que diz não"...

Pergunto ao vento que passa / notícias do meu país
e o vento cala a desgraça / o vento nada me diz.


Pergunto aos rios que levam / tanto sonho à flor das águas
e os rios não me sossegam / levam sonhos deixam mágoas.

Levam sonhos deixam mágoas / ai rios do meu país
minha pátria à flor das águas / para onde vais? Ninguém diz.

Se o verde trevo desfolhas / pede notícias e diz
ao trevo de quatro folhas / que morro por meu país.

Pergunto à gente que passa / por que vai de olhos no chão.
Silêncio -- é tudo o que tem / quem vive na servidão.


Vi florir os verdes ramos / direitos e ao céu voltados.
E a quem gosta de ter amos / vi sempre os ombros curvados.

E o vento não me diz nada / ninguém diz nada de novo.
Vi minha pátria pregada / nos braços em cruz do povo.

Vi minha pátria na margem / dos rios que vão pró mar
como quem ama a viagem / mas tem sempre de ficar.

Vi navios a partir / (minha pátria à flor das águas)
vi minha pátria florir / (verdes folhas verdes mágoas).

Há quem te queira ignorada / e fale pátria em teu nome.
Eu vi-te crucificada / nos braços negros da fome.

E o vento não me diz nada / só o silêncio persiste.
Vi minha pátria parada / à beira de um rio triste.

Ninguém diz nada de novo / se notícias vou pedindo
nas mãos vazias do povo / vi minha pátria florindo.

E a noite cresce por dentro / dos homens do meu país.
Peço notícias ao vento / e o vento nada me diz.

Quatro folhas tem o trevo / liberdade quatro sílabas.
Não sabem ler é verdade / aqueles pra quem eu escrevo.

Mas há sempre uma candeia / dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia / canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste / em tempo de sevidão
há sempre alguém que resiste / há sempre alguém que diz não.

1 comentário:

CB disse...

No doubt about it ...