09/05/2014

A culpa...

... confesso que não sou do tipo de mãe que se martiriza por deixar os filhos com a avó, para fazer um programinho com o "mais-que-tudo" ou com os amigos... mas a verdade é que sempre que o faço não consigo deixar de sentir uma pontinha de culpa... ou, então, às vezes sinto-me culpada por não me sentir culpada, estão a perceber?
Ontem à noite, por exemplo, os piratas ficaram a dormir em casa da avó... Porquê? Porque estive em auditoria o dia todo e hoje ia estar outra vez... porque perdi a voz e achei que assim a poupava um bocadinho mais... porque não assim eles tinham que apanhar frio à noite, a caminho de casa...
Hoje aind pensei fazer a mesma coisa, mas ao falar com o Ricardo, percebi (pelo menos, pareceu-me ter percebido!) que ele não concordava, pelo menos não completamente... Perguntou-me logo "Porquê?"... a resposta foi "porque amanhã tenho esteticista e dava-me mais jeito ir sozinha, mas está bem, levo-os comigo"... e prontos, fiquei logo a sentir-me a pior mãe do mundo, que quer abandonar os seus filhos por tudo e por nada...
Sei que não é verdade! ... passo muito tempo com eles, brinco muito com piratitas, adoro simplesmente estar com eles, seja onde for... mas a verdade é que também gostava de ter tempo para mim... só para mim, para fazer o que me apetecer!!! E não tenho... quase nenhum... (e porquê? bem, é melhor não ir por aí...) E quando tento ter, sinto-me um pouco culpada! Ser mãe é ser um pouco totó!!!

3 comentários:

FFreitas disse...

Acho que isso não é um síndrome de mãe, é um síndrome de mulher.
Sentimo-nos quase sempre culpadas por querermos/precisarmos de tempo só para nós.
Parece que fica mal não sermos nós a tratar disto e daquilo; parece mal delegar; parece mal precisarmos de desanuviar.
Já aos homens parece que não fica mal coisa nenhuma...
E isto não faz sentido nenhum.
Por isso, da próxima, não te sintas mal nem culpada.
Pais felizes, crianças felizes - certo?
Tens de estar bem para que eles estejam bem e para isso precisas de momentos para ti. É normal, é saudável. :)

CB disse...

Já falei da culpa no blog, por mais que queira não consigo não me sentir culpada, em quase tudo o que faço que implique o "EU". Por isso sei perfeitamente o que sentes, sei que não deves sentir, sei que não tens que sentir, mas também sei que vais continuar a sentir. O tempo para o "EU" é realmente muito importante, mas apesar de tudo o que dizem e aconselham ... vou sempre sentir culpa e por isso não vou dizer-te para não te sentires culpada, digo-te antes para aprenderes a lidar com essa culpa ;) e respira :) e descomplica :) e já agora esperimenta ler o livro da Sónia, pode ser que ajude ;)
Como já te disse és um dos meus exemplos a seguir, por isso mesmo :) don´t worry ... estás no caminho certo :)

felisbela freitas disse...

Como sabes, ultimamente tenho acompanhado o que aqui deixas por imagens e por palavras. Conversando contigo sobre isto,já me disseste que também podia comentar. Hoje sinto que devo fazê-lo: corroborando o que dizem a Gorduchita (que não conhecemos!!!!!!) e a Isis que é tua amiga(não duvido!) acrescento que te considero uma MÃE EXEMPLAR. BEIJINHOS BALSÂMICOS, porque cheios de AMOR Matermo.