17/03/2020

Distanciamento social voluntário...

... estamos desde sábado em distanciamento social voluntário, um esforço que a população portuguesa está a fazer para tentar diminuir a curva ascendente do número de pessoas infectadas pelo Covid-19.
No sábado à noite ficamos a saber que os progenitores do Martim (colega da turma do Rafael, que eu não conheço) estão infectados, o que colocou a nossa família numa posição de ainda maior responsabilidade no cumprimento deste isolamento voluntário.
Tencionava esta semana ficar maioritariamente em casa em tele-trabalho, deslocando-me à ETA uma ou duas vezes por semana, mas com esta situação optámos (eu e a empresa) por "apenas tele-trabalho".
Isto ainda está a começar e "so far so good", mas estou consciente que não vai ser fácil e que os miúdos (e os graúdos...) mais cedo ou mais tarde vão entrar em stress... até porque já se houve falar em colocar o país em "estado de emergência" e, por isso, parece-me que as saídas de casa vão ficar ainda mais restritas.
A intenção é manter uma "rotina" à semana, com trabalhos de casa e outras actividades, de forma a que o Rafael e o Rúben não fiquem sempre agarrados à TV, à PS4 ou ao tablet... Nesssa rotina também está previsto tempo para as "novas tecnologias", até porque nasceram no tempo delas, não tem lógica evitá-las, mas temos que incentivar outro tipo de actividades como jogos de tabuleiro, desenhos, trabalhos manuais... e, pelo andar da carruagem, havendo empenho, há certamente tempo para tudo.
Ficam as fotos de algumas actividades que já fizemos estes 3 dias:

Os números desta pandemia são assustador a nível mundial... mesmo olhando para este nosso cantinha à beira mar plantado não deixa de surpreender verificar que há uma semana havia 35 pessoas infectadas em todo o país e hoje já há 331... e já morreu uma pessoa! Se esta progressão se mantiver, na próxima semana devemos estar nos 3000 infectados e com elevado número de vítimas mortais... é essa progressão que estamos muitos portugueses a tentar conter, ficando em casa e evitando o contacto social...
Espero, esperamos todos que este esforço comum funcione...
Para bem de todos...
Vai ficar tudo bem!!!

Sem comentários: