15/03/2016

Henry Moseley...

... há fotos e histórias que me ficam gravadas na memória e, de vez em quando, lembro-me delas e (sei lá eu porquê) ponho-me a divagar...
Uma dessas fotos/histórias é a de Henry Moseley:


Conheci a história deste brilhante Físico enquanto trabalhava na Porto Editora e mexeu comigo. Henry Moseley contribuiu para a organização da tabela periódica, estabelecendo uma medição física para os números atómicos dos elementos químicos. Os seus estudos foram pioneiros e poderia ter ido muito mais longe se não tivesse morrido com apenas 27 anos, em combate, durante a 1ª Grande Guerra. Ninguém o forçou a alistar-se, tentaram até demovê-lo, mas Henry considerou que era o seu dever combater. Após esta perda imensurável ("...In view of what he [Moseley] might still have accomplished … his death might well have been the most costly single death of the War to mankind generally..."), o Reino Unido instituiu uma política que proíbe os seus mais proeminentes e promissores cientistas de se alistarem para combater em tempos de guerra.

E porque é que me lembrei disto hoje?
Sei lá eu... :|

1 comentário:

FFreitas disse...

Para eu aprender algo! :)