27/12/2016

Natal em família...

... desde que me lembro, o Natal da minha família é passado em torno dos meus avós maternos: avô Albino e avó Céu. O seu amor, carinho e dedicação fez com que, durante anos, toda a família se juntasse na Véspera e no dia de Natal.
Éramos, normalmente, cerca de 23 pessoas à mesa, com muita azafama e boa disposição, os netos sempre ansiosos que chegasse a meia noite, hora em que se abriam os presentes. As últimas ofertas a serem distribuídas eram sempre as dos meus avós e, geralmente, conseguiam por toda a família com a lágrima no olho, porque todos compreendiam que aqueles presentes tinham representado um ano de poupança, de abdicação em prol dos filhos e netos.
Com o passar dos anos, com os netos a crescerem e a formarem as suas próprias famílias, começou a ser mais difícil juntarmo-nos todos para o jantar de Natal. O ano passado, ainda assim, entre filhos, filhas, netos, netas, bisnetos e bisneta, éramos 16 pessoas à mesa.
O meu avô Albino faleceu em 2013 e a minha avó Céu deixou-nos em Abril deste ano e, por isso, este é o primeiro Natal que celebramos sem nenhum dos pilares da família. Será sempre, certamente, um Natal igual ao dos anos anteriores, porque acreditamos que os meus avós continuam connosco, dentro de nós, a viver o amor que sempre os uniu e que nos continua a unir a todos como família.

Sem comentários: