15/03/2011

Os nossos piratinhas

O Rúben nasceu na terça-feira dia 08/03/2011 (dia da mulher e dia de carnaval), às 05:03, com 1080 g. O nosso pequeno campeão nasceu com 26 semanas e 4 dias de gestação, bem menos do que o mano mais velho que conseguiu completar as 35.
Antes de contar como foi o nascimento deste novo pirata, é justo que primeiro termine a história do que aconteceu com o Rafael... comecei a contá-la no post de dia 24/07/2009 mas nunca a terminei... Vou fazê-lo agora...

As contracções começaram a aumentar rapidamente de frequência e de intensidade. A dor é semelhante à que eu sentia na minha adolescência quando tive episódios muito dolorosos de dismenorreia; como se tratava de uma dor já conhecida não me foi muito difícil suportá-la, embora me tenha feito "deitar fora" todo o jantar que havia comido.
Pelas 23:00 a enfermeira/parteira disse-me quando sentisse necessidade de fazer força para fazê-lo. Pouco depois tive vontade de começar a puxar e foi o que fiz.
Começou aí a pior parte: eu fazia força e via a cabeça do Rafael a começar a aparecer, mas ele não saía.Cortaram-me duas ou três vezes, provocando as piores dores que senti durante o parto.
Começámos então a apercebermo-nos (eu e o Ricardo), na fisionomia dos profissionais presentes, que algo não estava bem... A parteira mandou chamar o obstetra de serviço que ao se aperceber do que estava a acontecer fez cara de poucos amigos, o que me deixou ainda mais preocupada e ansiosa... Entretanto, sempre que surgia uma contracção fazia força e o rapaz continuava a não sair. O médico tentou "ajudar" fazendo pressão sobre a minha barriga e depois, não havendo outra hipótese, decidiu recorrer à ventosa.
A primeira tentativa não funcionou: saiu a ventosa mas o Rafael não. Nessa altura quase que entrei em desespero. Nova tentativa e finalmente o nosso pirata viu a luz da sala de partos... Chorou quase imediatamente o que me deixou mais aliviada. Os pediatras tomaram conta dele e eu só o vi de relance quando o levavam para a neonatologia, onde ficou internado 16 dias (teve alta do dia 06/07/2009).

Agora já está um lindo bebé de 20 meses, com mais de 12 kg... Esperto, brincalhão, monstrinho das bolachas, muito carinhoso, teimosinho quanto baste... o nosso pirata!

1 comentário:

CB disse...

Sempre que ouço esta história arrepio-me toda.