11/09/2008

11 de Setembro de 2001

Durante muito tempo a pergunta que se fazia para determinar a "experiência" de alguém era: Onde estavas tu no 25 de Abril de 1974?. Para muitos da minha geração a resposta seria: No colo dos meus pais ou Estava nos planos dos meus pais (eu teria que optar pela 2ª resposta)... :-)
Infelizmente, agora a pergunta é outra!
Quem é que não se lembra o que estava a fazer naquele dia 11 de Setembro de 2001? Muitas pessoas são até capazes de reproduzir as conversas que tiveram quando trocaram as primeiras impressões sobre os acontecimentos inacreditáveis e assustadores que estavam a ocorrer.
Eu lembro-me, especialmente, que nessa noite não consegui dormir... Os meus receios sobre o que iria acontecer ao Mundo que conhecia, a partir desse dia, não me deixaram pregar o olho...
Hoje, volvidos 7 anos e depois de muitas guerras desnecessárias (pelo menos no meu ponto de vista), o Mundo continua praticamente igual... Não é um Mundo menos seguro do que aquilo que existia, é um Mundo muito, mas mesmo muito mais desconfiado. Muitas atitudes e acções são tomadas tendo como base o medo que em cada pessoa é gerado devido a essa desconfiança permanente de tudo e de todos que são diferentes de nós.
Outro dia vi uma pequena reportagem sobre um grupo de estudantes algarvios, que efectuou uma visita a Marrocos, tendo ficado instalados em casas de pessoas com filhos dentro da sua faixa etária. Durante o tempo que lá estiveram trocaram experiências e divertiram-se com jovens marroquinos... Na viajem de volta, o jornalista perguntou-lhes se tinham gostado e os "moços" responderam que tinha sido muito fixe e que estavam a pensar em tudo o que iriam organizar para a visita dos jovens marroquinos a Portugal, para conseguirem retribuir a maravilhosa hospitabilidade que tinham recebido em Marrocos.
Porque é que não se aposta mais nisto? O Todos diferentes, todos iguais só faz sentido se for vivido, experimentado, sentido... como sentiram estes jovens algarvios. Certamente eles nunca mais olharão para um "marroquino" com desconfiança, com medo...

Sem comentários: