18/06/2020

Autocaravana...

... aproveitando os feriados de 10 e 11/06 (Dia de Portugal e de Corpo de Deus), uma "ponte" e um fim-de-semana conseguimos fazer umas férias de 5 dias e 4 noites... em auto-caravana.
Já há muito tempo tínhamos prometido aos Piratas que "Um dia alugamos uma auto-caravana para fazermos férias" e.... foi desta (tudo para não sermos apontados como mentirosos).

Na quarta-feira, 10/06, fomos, por volta da hora de almoço, buscar a auto-caravana da Soul Campers a S. Brás de Alportel. Foi surpresa para os Piratas e as reacções deles, ao verem a nossa "casa de férias", foram impagáveis e inesquecíveis... :)
Depois de tudo enfiado na carripana e mais ou menos arrumado, seguimos pela estrada N2 até à Barragem de Odivelas, com paragem para almoçar em Almodôvar. 
Quando chegamos à barragem, ainda estivemos a tirar as medidas ao Parque de Merendas para ver se daria para fazermos "campismo selvagem", mas desde a primeira noite percebemos que não somos nada radicais e que damos muito valor à nossa segurança e conforto e, por isso, optámos por pernoitar no Camping Markadia. Tivemos sorte: quando lá chegamos estavam a colocar a placa de "Lotação Esgotada" e fomos a última inscrição que o Camping aceitou nesse dia... (com estes tempos de Covid-19 limitaram a lotação a metade do habitual).
Os Piratas ainda conseguiram dar um mergulho nas águas da Barragem. O acesso à água não está limpo, nem preparado e não dá grande vontade de ir à água, nem de ficar nas margens (vimos umas 5 ou 6 carraças), mas para os miúdos está sempre tudo bem desde que possam para dar um mergulho.


Na manhã seguinte, depois do pequeno almoço, fomos dar uma caminhada e explorar o camping. Realmente a zona é muito bonita... mas acho que não vamos voltar (carraças! Não, muito obrigado!)
O destino seguinte foi Viana do Alentejo.  
A caminho ainda parámos em Vila Nova de Baronia para vermos a Ponte do Azinhal... os Piratas ainda estiveram um bom bocado a brincar: colocavam flores e folhas de um lado da ponte / estrada e depois corriam para as verem sair com a água do outro lado. Chegados a Viana conseguimos dar uma espreitadela ao castelo (só estava aberto porque chegamos na hora da missa), visitamos uma loja - olaria e almoçámos. 


Da parte de tarde tencionávamos visitar o Fluviário de Mora e ficar a dormir no Parque de Campismo do Gameiro, mas o fluviário estava fechado (ainda não tinha "desconfinado") e começou a chover... tivemos que alterar os nossos planos e começamos logo a rumar para sul, em direcção ao destino seguinte: Lousal. Passamos por Montemor-o-Novo e pensamos em acampar aí, mas não encontramos nada de jeito (o único parque de campismo que encontramos estava cheio e não vimos na cidade qualquer auto-caravana acampada nos parques de estacionamento), por isso seguimos caminho para Alcácer do Sal.
Lá chegados, encontramos o parque de campismo fechado... decidimos que não valia a pena continuar e optámos por parar para jantar ao pé dos arrozais e pernoitamos num estacionamento ao pé do rio (foi a noite que dormi pior...).

Sexta-feira acordámos e decidimos tomar o pequeno-almoço num café... demos uma voltinha para ver as vistas de Alcácer e seguimos para o Lousal, onde tínhamos marcação para visitar o Museu Mineiro, o Centro de Ciências Viva e a Galeria Mineira Waldemar. 
Foi uma visita muito interessante, principalmente a parte da mina. O Rafael e o Rúben fizeram bastantes perguntas à guia, estiveram mesmo interessados. 
Antes de entrarmos na mina conseguimos uma vaga, por telefone, no parque de Campismo da Lagoa de Santo André... e foi lá que fomos jantar e, com tanta dificuldade em arranjar Parque de Campismo, acabamos por optar por lá ficar duas noites.

No sábado, como o tempo melhorou, optámos por ir conhecer algumas praias da Costa Alentejana. Começamos com a Praia da Lagoa de Santo André e... adoramos!
As imagens mostram bem a beleza da praia e de todo o envolvente... mar de um azul-esverdeado lindíssimo (e água até não estava muito fria), dunas divertidas, assim como o rio de ligação à lagoa com a sua corrente que permitiu muitas brincadeiras... :)

Depois do almoço fomos conhecer a Praia de Porto Covinho, mas acabamos por passar a tarde na Praia da Samoqueira que nos atraiu muito mais... o mar faz pequenos lagos entre as rochas e os miúdos ficaram fascinados... experiência a repetir lá para Setembro, quando houver menos gente...

No último dia, domingo, depois dos Piratas ajudarem a arrumar a louça do pequeno-almoço e já a caminho de S. Brás para entregarmos a "auto-carripana", ainda passamos pela Praia da Ilha do Pessegueiro... deu para mais uns mergulhos e para comer um peixe fresquinho com uma vista fantástica. 

Foram dias memoráveis, que criarão certamente memórias super felizes para mais tarde recordarmos...
Nós somos muito, muito abençoados!

Sem comentários: