19/02/2019

Mini férias de inverno...

... na Serra da Estrela...

... como a ida à neve, há 2 anos atrás, tinha sido um sucesso e eles de vez em quando lembravam-se e pediam para voltarmos à Serra da Estrela, este ano marquei uns dias para passarmos lá.
Fomos passar 3 noites, aproveitando os dias em que a Escola fechou para a realização das avaliações do 1º semestre.
Escolhi a Pousada da Serra da Estrela, para a nossa estadia, pela sua localização e porque tem piscina interior... assim podemos complementar a brincadeira na neve com uns mergulhos.
Por coincidência, fiquei a saber, no fim-de-semana anterior ao nosso passeio, que a família Vanessa, Gary, Alana (coleguinha do Rúben da pré) e David ia passar 2 noites connosco no mesmo hotel... Quando os miúdos se encontraram, no pequeno-almoço da primeira manhã, entraram em extase. :)
Tinha feito alguns planos para os dias na Serra, mas como tínhamos a companhia deles optámos por adaptar os nossos passeios à vontade de todos.
No primeiro dia fomos directos à Torre, onde os miúdos (e os adultos também) estiveram mais de 2 horas a deslizar com os trenós que alugámos no hotel.
Almoçamos depois na Covilhã na Hamburgaria Beirã... foi um sucesso: hambúrgueres são sempre uma boa aposta com os miúdos.
Da parte de tarde fomos visitar alguns locais a caminho de Manteigas, que já no passeio anterior ficámos com pena de não termos ido ver: Covão da Ametade e a Poço do Inferno. São locais realmente muito bonitos e proporcionaram passeios a pé muito agradáveis e cheios de aventuras para os mais novos.

No 2º dia os nossos amigos tiveram que ir embora mais cedo e deixaram-nos logo depois do pequeno-almoço. Nós, nessa manhã, voltámos à Torre (claro!) para mais umas descidas de trenó.
Da parte da tarde fomos ao Ski Parque, em Manteigas, fazer uma hora de aula de ski para ver que tal nos dávamos com este desporto. Concluímos que os miúdos têm futuro na actividade (principalmente o Rafael que apanhou o jeito com muita facilidade...), mas eu e o Ricardo ficámos "preenchidos" com esta experiência e não precisamos de mais... Lol!

... e em Marvão
... no 3º dia deixamos a Serra e, já a caminho de casa, fizemos uma paragem de 1 noite em Marvão.
Sempre que visito este pedaço de Portugal fico com a sensação que voltei atrás no tempo... e as fotografias que se tiram são sempre fantásticas. Por mim, será sempre um local a revisitar, em estações diferentes, para apreciar a beleza e a calma do local. 

12/02/2019

Conversas (im)prováveis #20...

... o Rúben esquece-se com muita frequência dos casacos na escola. Casacos, lancheiras, peluches... qualquer coisa que leve extra, para além da mochila, é bem capaz de ficar por lá! É desesperante!

A semana passada esqueceu-se de trazer o casaco 3 dias seguidos...
Mesmo depois de o ter colocado de castigo - nada de PS4 durante uma semana... - e lhe ter dito que se, nesse dia, não trouxesse todos os casacos para casa iria ficar um mês sem jogar, ainda assim, ele conseguiu esquecer-se de 1 casaco na escola!
Quando os fui buscar ao ATL, o Rúben aproximou-se de mim muito devagarinho, para dizer que não tinha trazido os casacos todos, e o Rafael aproximou-se rapidamente com um papel na mão.
Entregou-me isto:


Deu-me vontade de rir e ao mesmo tempo de chorar, tal era o aborrecimento que eu já tinha dentro de mim. Respirei fundo e disse-lhes:
- Falamos em casa!

Quando chegamos a casa atenuei o castigo do Rúben:
- Como o teu irmão intercedeu por ti, vamos fazer o seguinte: podes voltar a jogar PS4 quando houver uma semana em que tragas o casaco para casa todos os dias! Assim, Rúben, a duração deste castigo vai depender apenas de ti...

O Rafael é mesmo um fofo e protege muitas vezes o irmão. Tenho a certeza que, não fosse ele (que também é bastante esquecido!), os casacos do Rúben raramente viriam para casa...
Mas, para o próximo ano, o Rúben já não vai ter a companhia do Rafael na escola... espero bem que, daqui até lá, ele comece a ter a cabeça mais no sítio! :)

07/02/2019

Os nossos judocas...

...ontem os dois piratas passaram de cinto... bem na verdade, passaram meio-cinto: passaram de branco para branco/amarelo.
Ficaram tão felizes e orgulhosos... O Rafael quis logo ligar ao pai Ricardo para lhe dar a novidade.
Parece-me que este foi um dos pontos de viragem no interesse deles pelo Judo... :P
Agora têm que continuar a aplicar-se para evoluírem neste desporto que lhes dará, certamente, muitas ferramentas para a vida...
Muitos parabéns aos nossos judocas!

05/02/2019

Algarve Desvendado...

... é o nome da peça de teatro que fomos ver a Loulé, com os amigos Baroli... 
Já o ano passado tínhamos visto, da mesma companhia, a peça Faro Desvendado. A base das duas peças é ensinar um pouco de história (de Faro ou do Algarve) de uma forma super divertida e interactiva. 
Foi uma manhã muito, mesmo muito bem passada e divertida.
Optei por levar a Raven connosco... temos que começar cedo a habituá-la a andar de carro e no meio de muitas pessoas. No geral, portou-se bastante bem... um pouco acelerada, de vez em quando, mas quem é que a pode criticar com tanta excitação à volta dela...
Para terminar bem a manhã, fomos convidados para um delicioso almoço em casa dos amigos Baroli (que ao final da tarde partiram para Paris / Disney... também quero!)... e tivemos a companhia do pai Ricardo... é para nos irmos habituando! :P



Jantar de despedida AdA...

... foi na sexta-feira passada que o Ricardo fez um jantar de despedida com os colegas das Águas do Algarve (eu também fui convidada, também sou colega.... lol!).
O Ricardo ainda vai trabalhar nas Águas até dia 13/02, mas esta semana está a fazer os horários das 16H e das 24H e, por isso, teve que ser tudo marcado um bocado em cima da hora. :)
Foi um jantar agradável, com muita partilha e desabafos (muitos colaboradores estão fartos desta Administração), e com muita brincadeira.
Espero que esta mudança lhe traga muitos alegres desafios, uma vida com mais tempo e com muita, muita felicidade.