24/02/2014

Auto-regulação emocional e comportamental...

... o Rúben e eu fizemos parte do grupo de controle de um estudo que está a ser efetuado pela psicóloga Drª Raquel Medeiros, do Hospital de Faro, com este tema.
Para nós, o estudo consistiu em participar em 3 sessões, espaçadas em 6 meses entre si, com as seguintes fases:
  1. Primeiro, eu e o Rúben ficávamos a brincar sozinhos durante 3 minutos - tínhamos um baú à nossa disposição, com brinquedos e livros. Era ele quem abria e escolhia os brinquedos para brincarmos.
  2. Depois, a Drª Raquel batia à porta, sem entrar, e eu orientava o Rúben para arrumar os brinquedos. Tínhamos 3 minutos colocar tudo novamente dentro do baú.
  3. De seguida a Drª Raquel entrava, tirava o baú de cima da mesa, dava-nos uma caixinha com um fio e contas e saía. O Rúben devia replicar um "colar" que já estava montado, inserindo as contas no fio pela ordem correta (ele tinha muita dificuldade em inserir as contas no fio, por isso, seguir a ordem já era secundário...) :)
  4. No final (da 1ª e 3ª sessões) ela entrava e fazia-lhe perguntas e testes psicotécnicos: pedia-lhe para construir uma torre com uns cubos pequeninos de madeira, para colocar objectos de diferentes formas e tamanhos nos espaços correspondentes, para identificar o nome de diferentes objectos/animais...
As fases 1 a 3 foram filmadas... estou ansiosamente a aguardar que me envie os filmes. :)

Para além destas sessões, eu, o Ricardo e a educadora do Rúben (a Tânia) tivemos de responder 2 vezes (início e fim do estudo) ao mesmo inquérito que pretende medir a ansiedade parental, no que diz respeito à educação e desenvolvimento dos filhos prematuros.

Relativamente ao desenvolvimento do Rúben, já me tinha dito que estava tudo bem... dentro da normalidade! :)
Mas em relação aos vídeos e à nossa interacção mãe-filho ainda não tinha qualquer feedback. Recebi hoje e fiquei muito feliz:
"A análise dos seus vídeos não levanta questões, é uma mãe serena que respeita o tempo do seu filho, deixando-o escolher os jogos e dando-lhe oportunidade para tentar sem ser você a resolver por ele. Parabéns! Continue assim. :)"

Entretanto, o estudo vai continuar com o grupo de intervenção.
A diferença entre este grupo e o nosso, é que os pais de prematuros deste grupo vão ter alguma orientação e para o efeito foram produzidos panfletos.
Na capa de um deles está o nosso Rúben... :) Como os panfletos, inicialmente produzidos pelo Designer, não tinham imagens que lhe agradassem e que considerasse apropriadas, a Drª Raquel pediu-nos fotos do Rúben e autorização para as usar no panfleto. Enviei-lhe algumas (assim, como os pais de outras crianças também enviaram) e ela seleccionou uma do Rúben.
Aqui fica o panfleto... não o posso divulgar, para não contaminar o grupo de intervenção, mas o acesso a este blog é controlado, por isso, não deve haver problema... :)




4 comentários:

FFreitas disse...

É muito fotogénico o teu Rúben!
E parabéns mamã! Ter o reconhecimento externo de que estamos a fazer bem é muito bom, não é? :)

CB disse...

Muito bom :)
Mas tu tinhas duvidas que eras uma mãe serena? já te tinha dito muitas vezes que gostava de ter a tua calma :)
Boa mãe Raquel Parabéns :)

Pródiga disse...

Calma, mas nem sempre... quem me conhece sabe que eu tenho uns vipes maus de longe a longe. E com os pequenos não é diferente.
Gostava de me conseguir controlar, mas está difícil... :|
De qualquer forma, sim: é bom aperceber-me que, no geral, sou uma mãe serena... ;)

CB disse...

Se não tivesses vipes eras uma máquina mulher :)