28/02/2014

Auto-confiança...

... é algo que me preocupa no desenvolvimento do Rafael.
Ele é muito sensível, um pouco reservado e ansioso, sempre preocupado se se está ou não a portar bem...
Tem grande dificuldade em reagir/superar a frustração quando é contrariado e, no geral, chora ou choraminga. Esta caratcterística deixa-nos com os nervos à flor da pele e no geral reagimos "mal".
Por isso, para tentar melhorar a minha reacção, ainda a ler alguns textos na net e gostei deste.
Fica aqui guardado para ir relendo, sempre que necessitar...

Desfile de Carnaval...

... na Estação dos Pequeninos!
Os nossos Chinês e Índio estavam deliciosos...
As educadoras conseguem, todos os anos, fazer uns fatos fantásticos, com muita imaginação e pouco dinheiro. Lindos!



Os fatos das outras salinhas...
Gosto especialmente do promenor dos bebés às costas! Lindo!

27/02/2014

Estou tramada com o eBay...

... que bom que era o tempo em que, para gastar dinheiro, tinha que sair de casa ou do trabalho.
Agora, estou a trabalhar e a gastar dinheiro ao mesmo tempo!
Rais te parta, eBay!!!!

25/02/2014

Zoomarine...

... este ano vai ser até enjoar! :)
Para além de podermos visitar o parque todos os dias que quisermos, temos 20% de desconto para 3 acompanhantes...
Quem quer vir connosco? :)
O Gabriel não paga, 'miga...

Ontem foi dia do arco-íris....

... vi uma série deles e tirei fotos a 2: uma de manhã, a caminho do trabalho, e a outra, ao final da tarde, das escadas de segurança do laboratório do 1º andar.

  

O do final da tarde estava completo, mas era tão grande que não cabia na foto... fiz esta linda montagem:

Tenho, decididamente, que fazer uma formação de Photoshop! :P

24/02/2014

Auto-regulação emocional e comportamental...

... o Rúben e eu fizemos parte do grupo de controle de um estudo que está a ser efetuado pela psicóloga Drª Raquel Medeiros, do Hospital de Faro, com este tema.
Para nós, o estudo consistiu em participar em 3 sessões, espaçadas em 6 meses entre si, com as seguintes fases:
  1. Primeiro, eu e o Rúben ficávamos a brincar sozinhos durante 3 minutos - tínhamos um baú à nossa disposição, com brinquedos e livros. Era ele quem abria e escolhia os brinquedos para brincarmos.
  2. Depois, a Drª Raquel batia à porta, sem entrar, e eu orientava o Rúben para arrumar os brinquedos. Tínhamos 3 minutos colocar tudo novamente dentro do baú.
  3. De seguida a Drª Raquel entrava, tirava o baú de cima da mesa, dava-nos uma caixinha com um fio e contas e saía. O Rúben devia replicar um "colar" que já estava montado, inserindo as contas no fio pela ordem correta (ele tinha muita dificuldade em inserir as contas no fio, por isso, seguir a ordem já era secundário...) :)
  4. No final (da 1ª e 3ª sessões) ela entrava e fazia-lhe perguntas e testes psicotécnicos: pedia-lhe para construir uma torre com uns cubos pequeninos de madeira, para colocar objectos de diferentes formas e tamanhos nos espaços correspondentes, para identificar o nome de diferentes objectos/animais...
As fases 1 a 3 foram filmadas... estou ansiosamente a aguardar que me envie os filmes. :)

Para além destas sessões, eu, o Ricardo e a educadora do Rúben (a Tânia) tivemos de responder 2 vezes (início e fim do estudo) ao mesmo inquérito que pretende medir a ansiedade parental, no que diz respeito à educação e desenvolvimento dos filhos prematuros.

Relativamente ao desenvolvimento do Rúben, já me tinha dito que estava tudo bem... dentro da normalidade! :)
Mas em relação aos vídeos e à nossa interacção mãe-filho ainda não tinha qualquer feedback. Recebi hoje e fiquei muito feliz:
"A análise dos seus vídeos não levanta questões, é uma mãe serena que respeita o tempo do seu filho, deixando-o escolher os jogos e dando-lhe oportunidade para tentar sem ser você a resolver por ele. Parabéns! Continue assim. :)"

Entretanto, o estudo vai continuar com o grupo de intervenção.
A diferença entre este grupo e o nosso, é que os pais de prematuros deste grupo vão ter alguma orientação e para o efeito foram produzidos panfletos.
Na capa de um deles está o nosso Rúben... :) Como os panfletos, inicialmente produzidos pelo Designer, não tinham imagens que lhe agradassem e que considerasse apropriadas, a Drª Raquel pediu-nos fotos do Rúben e autorização para as usar no panfleto. Enviei-lhe algumas (assim, como os pais de outras crianças também enviaram) e ela seleccionou uma do Rúben.
Aqui fica o panfleto... não o posso divulgar, para não contaminar o grupo de intervenção, mas o acesso a este blog é controlado, por isso, não deve haver problema... :)




21/02/2014

Fotos do fim-de-semana passado...

Como sexta-feira passada foi Dia dos Namorados, os pais foram jantar fora e deixaram os Piratas em casa da Avó Graça e Tia Vanessa. O pai trabalhou nessa noite e a mãe optou por dormir no sofá da casa da Avó/Tia. De manhã, os pequenos tem este acordar maravilhoso: sempre bem disposto...

No Domingo, o pai Ricardo saiu do trabalho às 08:00 e esteve a dormir em casa. Para fugir ao stress de estar sempre a mandar os Piratas fazer pouco barulho, a mãe Raquel pediu socorro aos amigos Baroli e os 3 Rs acordados foram passar o dia com eles... Ao final da tarde, o pai Ricardo juntou-se à comitiva e esteve a auxiliar o chefe Rafael (juntamente com os ajudantes Hélder e Gabriel) a fazer umas apetitosas panquecas... Lá se foi a linha! :)

Inquilina indesejada...

... a semana passada tivemos uma destas:
O Ricardo teve que a despejar! :)
Desta vez não estava a sonhar, Belocas! :)

20/02/2014

3 anos...

... faz o nosso Rúben no próximo dia 08/03.
Imprimi hoje os convites! Ficaram catitas, não?

Primeiro foram os livros de Saramago...

... depois a cadeira auto da Chicco (que tanto jeito nos tem feito!)
... e agora são 10 músicas do i-Tunes.

Cada vez estou mais convencida de que vale mesmo a pena participar em pequenos concursos: a probabilidade de sair é um milhão de vezes superior à do totoloto ou do Euromilhões... Os prémios também são um milhão de vezes mais pequenos, mas sabem tão bem... :-)
Que músicas descarrego legalmente? ;)

18/02/2014

Primeira ida ao dentista...

... foi hoje. E a clínica não podia ter sido melhor escolhida Previdente, nas Ferreiras. Aconselho vivamente! :)
A sala parece um aquário gigante. A dentista deixo-os mexer em tudo... sempre com muita calma.
Para o Rúben foi simples, não teve medo de nada, não se queixou e fez "boca de leão" sempre que lhe pedimos...
Com o Rafael já é diferente: não me posso ausentar, tem receio de tudo... mas portou-se muito bem. Fez uma radiografia aos dentes e conseguiu ficar quietinho o tempo todo... é um lindo!
No final, ganharam um brinquedinho cada um...
Correu tudo mesmo muito bem. O único problema é ter que lá voltar muito em breve, porque o Rafael tem algumas cáries que tem de tratar... e isso é que deverá ser mais complicado.
A ver vamos... :)
 
 

14/02/2014

Hoje estou pitosgas...

... esqueci-me dos óculos em casa... baaahhhh!

10/02/2014

Fim-de-semana de chuva...

... o que se faz pela casa Freitas-Henriques nos dias da tempestade Stephanie?
1. Tendas improvisadas
 
2. Jogos "Abre os ohos" e "esconde-esconde" ("Onde está o Rúben?" "Estou aquiiii!"... Lol)
3. Torres tamanho-Rafael...

 
4. Sessões fotográficas - fotógrafo de serviço: Rafael Henriques
 




04/02/2014

Novidades...

... este fim-de-semana fomos ao Norte para participarmos num encontro da família Cunha, organizado pelos primos que estão emigrados em Inglaterra: Ângela, Jorge e Pedro.
Não me passou pela cabeça que pudesse haver outro propósito, na convocação deste encontro, que não fosse matar saudades de toda a família... eu sei o que isso é: estou longe das origens há já alguns anos e valorizo muito estes convívios.
Mas havia um outro objectivo: a Ângela e o Jorgi :) aproveitaram esta ocasião "única" para comunicarem que vão casar, no dia 19/09, e para convidarem todos para a festa.
Não sou grande fã de casamentos, mas este é de duas pessoas muito especiais para mim e, por isso, fiquei muito feliz por poder estar presente...
Já está na minha agenda! :-)

03/02/2014

À espera do avião...

... foi o Rafael que pediu para tirar a foto. :)

02/02/2014

Aqui vamos nós...


... a caminho do Porto, num avião da Ryanair.
A ida (noite de 30/01) correu melhor do que a volta (noite de 03/02)... o Rafael teve um ataque de medo na descolagem. Por alguma razão, ele fixou a ideia que os "aviões caem na água" (não foi do Dusty, porque já tinha esta conversa antes do filme sair...) e, por isso, a viajar de avião não é algo que lhe agrade muito. Como na descolagem, ainda por cima, o avião faz muito barulho (coisa que ele, no geral, tem medo...), começou a chorar... o pai Ricardo fez um trabalho fantástido e conseguiu acalmá-lo rapidamente e o resto da viagem correu lindamente. :-)